Pages - Menu

domingo, 9 de agosto de 2015

Gyoza

Tenho sido super gananciosa em relação aos meus utensílios de cozinha e a wishlist só cresce (e o cofrinho vai ficando mais leve :( ). Um dos tao sonhados utensílios foi riscado da lista há algumas semanas: uma maquina de massa, e eu estou apaixonada desde então. 

Depois da compra, aqui em casa não entra mais massa do super mercado. Mas nesse final de semana resolvi ir alem da massa e eu e a Carol fizemos gyoza! Foram algumas horas de picando, amassando, rolando, cortando e dobrando. Mas o sentimento de ver as trouxinhas prontas é muito gratificante. 

Dessa vez arrisquei pela primeira vez a fazer uma massa sem ovos. Eu tinha medo por que achava impossível fazer uma massa maleável com farinha e agua apenas, mas deixei o medo de lado e me surpreendi! Pra facilitas nessa receita, usei farinha 00, que é uma farinha mais fina (e um pouco mais cara) do que a que encontramos em super mercado, mas vale muito a pena por que a massa fica incrivelmente sedosa e flexível. Aqui em Sao Paulo achei ela em uma loja italiana e custou R$13 o pacote de 1kg. 


Fiz um recheio vegetariano com o que tinha em casa: alface, cenoura, abobrinha, cebola e salsinha. 

Pra 400g de recheio, a receita da massa é essa:

-2 copos de farinha
-1/2 copo de agua

É simples, o segredo é sovar. Misture os dois ingredientes e sove até ficar macio e maleavel. Se precisar, pode adicionar mais agua ou mais farinha. 

Depois é só amassar, cortar e rechear. Eu usei a maquina de massa, mas também dá pra fazer com um rolo. 









Pra fritar, a técnica classica japonesa é dourar o gyoza no oleo de gergelim, depois jogar um pouco de agua e tampar para que o vapor cozinhe o resto das trouxinhas. Voce pode fazer isso, mas para esse gyoza com massa fresca, recomendo só dourar com oleo de gergelim, fica super crocante e gostoso! 


Com amor, Fabi

Nenhum comentário: